ODS
Acesso à informação
ODS

A definição e negociação da agenda pós-2015 inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que guiarão o desenvolvimento global após o fim do prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e irão pautar a nova agenda de desenvolvimento das Nações Unidas.

Os ODS propostos deverão constituir um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável. Sua construção avançou no intuito de completar o trabalho dos ODM e responder a novos desafios, com foco nos três pilares fundamentais da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

No total, 17 objetivos e 169 metas sobre questões de desenvolvimento sustentável serão submetidos à Assembleia Geral da ONU, em setembro. 16 objetivos são temáticos, e procuram ampliar a ambição dos ODM (pobreza, saúde, educação, gênero) e promover a sustentabilidade econômica (crescimento inclusivo, empregos e infraestrutura) e ambiental (mudança do clima, oceanos e ecossistemas, consumo e produção sustentável). Tudo isso aliado às sociedades pacíficas e inclusivas (agenda de governança, Estado de direito, violência). Um dos objetivos se refere aos meios de implementação e financiamento da sustentabilidade.

O sucesso da nova agenda vai depender do poder de inspirar e mobilizar agentes essenciais, novos parceiros, governantes e cidadãos de todo o mundo. Para tanto, deverá basear-se nas experiências e necessidades das pessoas, assegurando que uma transição efetiva dos ODM para objetivos mais amplos de desenvolvimento sustentável faça parte dos planos regionais de cada país.

PÁGINAS RELACIONADAS:

ODS – Desenvolvimento sustentável – ONU (Inglês)

Matéria sobre campanha mundial sobre os ODS – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – MRE

DOCUMENTOS:

Documentos de posição dos municípios brasileiros

ABM e FNP, 06/06/2014
ABM e FNP, 02/07/2014
CNM, 07/07/2014

Grupo de Trabalho Aberto da ONU sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Documento final (Inglês)

Grupo de Trabalho Aberto da ONU sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Documento final (Tradução SAF/SRI/PR)

Negociações da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015: Elementos Orientadores da Posição Brasileira – MRE

Compartilhe: