Brasil apresenta experiência na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável
Acesso à informação
« Seminário sobre o programa Brasil Próximo reúne autoridades do Brasil e da Itália
0 Brasil apresenta experiência na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável
1 ano atrás
em Geral

Na 70° Assembleia da ONU, o País apresentou sua experiência no alcance das metas do milênio, com destaque para o esforço de municipalização dos ODM.

Os líderes mundiais participam da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre 25 e 27 de setembro na sede da ONU em Nova Iorque. A intenção é formatar uma nova agenda global de desenvolvimento que servirá como plataforma de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade comum e do bem-estar para todos ao longo dos próximos 15 anos.

A nova agenda de desenvolvimento sustentável amplia o compromisso mundial dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que produziram o mais bem-sucedido movimento antipobreza da História.

Como destaca o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon “Esta é a Agenda do Povo, um plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”, disse.

A prefeita de Pombal (Paraíba) Pollyanna Dutra participa hoje (25) de evento organizado pelo Brasil durante a Cúpula,  onde apresenta a experiência de municipalização dos ODM no planejamento das políticas públicas da sua cidade. Ela  aderiu à Agenda de Compromissos dos Objetivos do Milênio, uma plataforma virutal desenvolvida pelo governo federal brasileiro para incentivar os prefeitos a assumirem metas de melhoria dos indicadores sociais de cada município.

Conheça outras experiências da Agenda de Compromissos ODM aqui. http://www.agendacompromissosodm.planejamento.gov.br/

Transformando nosso Mundo

Acordada pelos 193 Estados-membros da ONU, a agenda proposta, intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, consiste de uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, além de um mecanismo para avaliação e acompanhamento.

 

A gama de setores contemplados com os objetivos passam pela promoção do crescimento econômico incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que aborda as mudanças climáticas e proteção ambiental. Ela também cobre questões como desigualdade, infraestrutura, energia, consumo, biodiversidade, oceanos e industrialização.

Acesse a página especial das Nações Unidas no Brasil sobre o assunto: http://nacoesunidas.org/pos2015/

Blog Diálogos Federativos

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe: