Começa a 2ª Conferencia Nacional De Proteção e Defesa Civil
Acesso à informação
« MP adia vigência do marco regulatório das organizações da sociedade civil
0 Começa a 2ª Conferencia Nacional De Proteção e Defesa Civil
2 anos atrás
em Geral, Notícias

Iniciou-se nesta terça-feira (4) a  2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC).  O evento vai até sexta-feira (7), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O objetivo é escolher 40 propostas para aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, a 2ª CNPDC prevê a participação de representantes dos diversos segmentos ligados às políticas públicas de Proteção e Defesa Civil: agentes da Defesa Civil; poder público; sociedade civil; conselhos e entidades profissionais; conselhos de políticas públicas e a comunidade científica.

O evento busca ainda avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC; avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei 12.608/12 e muito mais.

Mais de 30 mil pessoas estiveram envolvidas direta ou indiretamente no processo que teve inicio em novembro de 2013 . Ao todo foram realizadas 460 conferências municipais/intermunicipais, 25 estaduais, 18 livres e uma virtual.

A programação da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil está disponível no endereço: http://2cnpdc.mi.gov.br/programacao

Conheça aqui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

Municípios e Defesa Civil

O diretor do Departamento de Minimização de Desastres, Armin Braun, em entrevista para o site Participação em Foco, expôs os desafios dos municípios em relação a Defesa Civil. Para ele, a Defesa Civil ainda é um sistema bastante jovem e por isso o Governo Federal vem fortalecendo esse sistema por meio de workshops e reuniões,  a exemplo dos sistemas de Saúde e Assistência Social.

“A Defesa Civil trabalha nesse sistema que vai até o município. Temos uma secretaria nacional e um conselho nacional; os estados também têm essa previsão; os municípios ainda são um ponto importante em nosso trabalho. Muitos municípios já têm estrutura de defesa civil, mas é preciso envolver mais os conselhos para conseguir atender à sociedade”, afirmou Braun.

A entrevista completa com o diretor pode ser acessada pelo endereço: http://goo.gl/wrf76M

Blog Diálogos Federativos

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe: